+55 16 3945-2732
Aceitamos financiamento BNDES

As caldeiras aquatubulares são classificadas pela vaporização da água que circula dentro dos tubos.

No processo de produção de vapor das caldeiras aquatubulares, a água presente no interior dos tubos absorve calor da combustão dos gases que circulam do lado externo aos tubos dentro da caldeira.

Esta configuração de caldeira a vapor é muito utilizada em modernos projetos de usinas termoelétricas, devido à maior produção de vapor e maior pressão de trabalho, resultando em maior rendimento na geração de energia, além de oferecer um melhor controle operacional e alimentação de combustível.

Principais elementos das Caldeiras Aquatubulares

Conheça os principais elementos das caldeiras aquatubulares:

Tubulão

As caldeiras podem apresentar um ou dois tubulões, sendo classificados de acordo com a configuração de cada caldeira aquatubular.

Os tubulões são fabricados em aço carbono de baixa liga e especificados conforme a pressão e temperatura de trabalho, de acordo com o código ASME.

A fabricação é feita a partir da conformação do material e soldagem por processos previamente especificados, testados e registrados, executados por profissionais qualificados.

Tubulão a Vapor ou Tubulão Superior

O tubulão a vapor, também conhecido como tubulão superior, trata-se de um tambor horizontal localizado na parte superior da caldeira aquatubular, uma espécie de reservatório, que opera com água em dois estados, metade líquido e metade gasoso-vapor. Os separadores e secadores de vapor são instalados em sua parte interna para minimizar o arraste de água para a rede ou para superaquecedor de vapor.

Tubulação de Água ou Tubulão Inferior

O tubulão de água, conhecido também como tubulão inferior ou tambor / balão de lama, fica localizado na parte inferior a caldeira aquatubular, tem como funcionalidade principal abastecer com água todas as partes de troca térmica para a vaporização, promovendo uma circulação natural. Esta irrigação precisa ser abundante e primordial para não deixar que os tubos vaporizadores fiquem sem água, evitando assim o superaquecimento.

Feixe Tubular

O feixe tubular, também conhecido como feixe convectivo, é um conjunto de tubos que recebe calor dos gases proveniente da combustão por convecção, pois encontram se fora da radiação da queima do combustível.

Paredes D'água

As paredes de água são tubos que revestem a fornalha, absorvendo o calor radiante da chama para vaporizar a água dentro dos tubos de troca térmica, aumentando assim a eficiência da caldeira.

Superaquecedor

O superaquecedor é composto por serpentinas, tubos lisos e aletados, montados no fluxo dos gases de combustão, na região mais quente da caldeira. O vapor saturado gerado na caldeira é recebido pelo superaquecedor, que através da troca térmica elevam a temperatura do vapor acima da temperatura de saturação.

As temperaturas elevadas, não podem estar acima da temperatura de resistência do material dos tubos, por isso as serpentinas são construídas em setores separados pela característica de cada material e/ou em dois conjuntos subsequentes com materiais diferentes e compatíveis com a temperatura de alcance permitida.

Esta temperatura não pode ultrapassar a prevista para cada material e para assegurar que isto aconteça, é utilizado o dessuperaquecedor de vapor.

Vantagens das Caldeiras Aquatubulares

Conheça as vantagens das caldeiras aquatubulares:

  • Maior produção de vapor;
  • Permitem trabalho com altas pressões;
  • Possibilidade de trabalho em altas temperaturas;
  • A vaporização pode ser alimentada por todos os tipos combustível, inclusive a biomassa de baixo poder calorífico e dificuldades de queima;
  • Simplificação na limpeza dos tubos, podendo ser realizada de forma automática;
  • Durabilidade, o tempo de vida de uma caldeira aquatubular pode chegar até 30 anos.

Diferenciais Thamil na fabricação de Caldeiras Aquatubulares e Acessórios Complementares

A THAMIL conta com experiência de mais de 20 anos na fabricação de caldeiras aquatubulares, com equipe de profissionais qualificados e competentes e materiais certificados que garantem a qualidade e segurança de nossas caldeiras e acessórios. Conheça nossos diferenciais na fabricação de caldeiras aquatubulares:

  • Caldeiras Aquatubulares projetadas e fabricadas conforme a necessidade do cliente;
  • Fornecidas em partes de fácil montagem de campo;
  • Queima otimizada com ar secundário, pré-aquecedor de ar; grelhado compatível com o combustível.
  • Melhor eficiência com menos “não queimados”, devido à área de queima e de volume de combustão serem compatíveis com cada tipo e característica de combustível;
  • Instalação de economizador para maior aproveitamento da temperatura dos gases de combustão;

Fabricamos caldeiras aquatubulares e acessórios sob encomenda atendendo a especificação de cada projeto.

Solicite um Orçamento

Entre em contato com a THAMIL e solicite atendimento.

Aceitamos Financiamento BNDES