+55 16 3945-2732
Aceitamos financiamento BNDES

As caldeiras flamotubulares são assim classificadas pela forma que os gases, provenientes da combustão, trocam calor. Nesta configuração de caldeira, os gases passam pelo interior dos tubos do evaporador, que por sua vez, estão mandrilados nos espelhos do tubulão da caldeira, onde o vapor é separado do líquido e colocado na rede de utilidades.

Também conhecidas como caldeiras compactas, as caldeiras flamotubulares utilizam pouco espaço físico e são utilizadas onde a pressão, temperatura e a necessidade de produção de vapor são baixas isto é, com pressão até 12 BAR na temperatura de vapor saturado e produção até 10.000 kg de vapor por hora.

Principais elementos das Caldeiras Flamotubulares

As caldeiras flamotubulares apresentam as seguintes partes principais: Tubulão, feixe tubular, fornalha e aparelhos auxiliares.

Tubulão

O tubulão funciona como uma espécie de reservatório onde encontramos a água em dois estados, líquido e vapor, onde temos a alimentação da água e a saída do vapor.

O tubulão da caldeira é fabricado em chapas de aço carbono soldadas e sua dimensão define a capacidade de vapor produzido pela caldeira. No tubulão da caldeira são encontrados os tubos de troca térmica, a garrafa de nível, as válvulas de segurança e a descarga de fundo para retirada dos sólidos e as tomadas para a entrada de água e saída de vapor.

Feixe Tubular

O feixe tubular também conhecido como tubos do evaporador ou tubos de fogo, é um conjunto de tubos que recebem calor dos gases provenientes da combustão.

Fornalha

A fornalha também conhecida como tubo fornalha nas caldeiras flamotubulares, é o local onde ocorre a queima do combustível. A queima ocorre na presença do oxigênio contido no ar, que pode ser pré-aquecido no pré-aquecedor de ar e insuflado para dentro da fornalha para promover o contato com o combustível e realizar a combustão.

A combustão pode ser feita utilizando-se vários combustíveis, de diversas maneiras, dependendo de sua característica- sólido (biomassa), líquido ou gasoso.

Aparelhos auxiliares das Caldeiras Flamotubulares

Os aparelhos auxiliares também fazem parte da configuração de caldeiras flamotubulares e são inseridos de acordo com a necessidade do projeto.

Abaixo alguns dos aparelhos auxiliares utilizados em caldeiras flamotubulares:

  • Pré- aquecedor de ar
  • Economizador
  • Lavador de gases
  • Aquecedor de óleo
  • Sistema de alimentação de combustível
  • Desaerador térmico para água de alimentação

Vantagens das Caldeiras Flamotubulares

Conheça as vantagens das caldeiras flamotubulares:

  • São caldeiras compactas ou seja, utilizam menor espaço;
  • Ideais para processos onde a necessidade de pressão e a temperatura são menores;
  • Utilizam enorme gama de combustível;
  • Ideais para projetos com pequena necessidade de vapor;

Diferenciais Thamil na fabricação de Caldeiras Flamotubulares e aparelhos auxiliares

A THAMIL conta com experiência de mais de 18 anos na fabricação de caldeiras flamotubulares, com equipe de profissionais qualificados e competentes e materiais certificados que garantem a qualidade e segurança de nossas caldeiras e acessórios. Conheça nossos diferenciais na fabricação de caldeiras flamotubulares:

  • Caldeiras flamotubulares projetadas e fabricadas conforme a necessidade do cliente;
  • Fornecidas em partes de fácil montagem de campo;
  • Queima otimizada com ar secundário, pré-aquecedor de ar;
  • Melhor eficiência com menos “não queimados”, devido à área de queima e volume de combustão ser compatível com cada tipo e característica de combustível;
  • Instalação de economizador para maior aproveitamento da temperatura dos gases de combustão;

Fabricamos caldeiras flamotubulares e aparelhos auxiliares sob encomenda atendendo a especificação de cada projeto.

Solicite um Orçamento

Entre em contato com a THAMIL e solicite atendimento.

Aceitamos Financiamento BNDES