+55 16 3945-2732
Aceitamos financiamento BNDES
31/08/2020

'A economia já pegou no tranco', diz Guedes

voltar
Imagem: nuwatphoto, de envatoelements
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta sexta-feira que a economia brasileira já dá sinais consistentes de retomada. “A economia já pegou no tranco”, disse em videoconferência promovida pelo Instituto Aço Brasil.

Para Guedes, o recursos disponibilizados pelo mercado de crédito finalmente “chegou na ponta”. “Vem aí uma enxurrada de crédito até o fim do ano”, afirmou.

Em recado ao setor, o ministro afirmou que o religamento do autoforno da Usiminas, em Ipatinga (MG), representou a retomada em “V” da economia.

“Reafirmo que nós temos a noção de estarmos percorrendo um caminho, um caminho de prosperidade, comprometido com as reformas que vão colocar o Brasil na rota de crescimento novamente”, disse Guedes ao setor empresarial.

Ele afirmou ainda que a percepção sobre a recuperação da economia brasileira melhorou em relação àquela há alguns meses.

“Estamos olhando para o ano que vem de uma forma completamente diferente do que estávamos vendo há um, dois, três meses”, disse Guedes em videoconferência promovida pelo Instituto Aço Brasil.

O ministro da Economia comentou que o Brasil passou os últimos 30 anos perdendo ritmo de crescimento e, agora, com a pandemia, pode ter um PIB negativo. “Isso é claramente o colapso do modelo econômico dirigido”, afirmou.

Ao defender uma política fiscal responsável, Guedes disse que não vale apostar em políticas econômicas que deram errado até agora. “Essa ideia de que meia dúzia de ministros, que nós vamos gastar bastante, furar teto, vamos crescer, não é assim. Vamos fazer exatamente a transformação do Estado brasileiro. O presidente [Jair Bolsonaro] tá muito consciente disso”.


Fonte: Valor Investe, com informações do Valor PRO (escrita por Rafael Bitencourt e Murillo Camarotto)