+55 16 3945-2732
Aceitamos financiamento BNDES
16/10/2014

Conferências infantojuvenis pelo meio ambiente são avaliadas

voltar
Svilen Milev, SXC
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) está realizando avaliação dos dez anos de Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O objetivo é contribuir para o aprimoramento e fortalecimento das conferências como espaços de formação e participação social do público infantojuvenil.
 
O processo é participativo. Por isso, estão sendo convidados todos os participantes de alguma edição do evento, em qualquer uma das etapas (escolar, municipal, regional, estadual e nacional), para enviar contribuições pelo e-mail 10anosdecijma@gmail.com. O prazo é até 25 de outubro.
 
A coordenadora da Juventude do MMA, Marccella Berte, lembra que essa iniciativa foi uma solicitação da própria conferência. “Estamos atendendo a um pedido da sociedade civil para aprimorar a metodologia das conferências e principalmente registrar o quanto que elas contribuíram para as políticas públicas de educação ambiental e juventude”, destaca.


Contexto

A 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) aconteceu em novembro de 2013, em Luziânia, cidade do entorno do Distrito Federal. Na ocasião, 673 estudantes de 11 a 14 anos reuniram-se na etapa nacional para propor ações que tornem as escolas ambientes mais sustentáveis.
Antes das conferências estaduais, ocorreram as municipais e regionais e escolares. A primeira edição da Conferência, em 2003, contou com 15.452 escolas; a segunda, em 2005/2006, foi realizada em 11.475 escolas. Em 2009, o evento mobilizou 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades.


Fonte: Portal Brasil, com informações Ministério do Meio Ambiente