05/06/2020 - Atualizado em 30/06/2020

Dia Mundial do Meio Ambiente: o Planeta Terra em modo reset

voltar
Imagem: Banco de Imagens
"Sem turistas e barcos, a coloração da água dos canais de Veneza fica mais nítida." // "Com praias vazias, as tartarugas voltam para a costa da Tailândia." // "Com menos embarcações, a Baía da Guanabara está mais limpa." // "Quarentena provoca redução drástica da poluição na Índia." // "Himalaia fica visível pela primeira vez em 30 anos."

Você já parou para pensar sobre a relação da pandemia com o meio ambiente? Li uma vez que "a Covid-19 é o anticorpo do planeta e os vírus somos nós". Isso me fez refletir sobre o que nós, seres humanos, fizemos ao longo de séculos com a Terra. Toda a forma de vida está direta ou indiretamente ligada a outra. A pandemia foi o "alerta vermelho" desse sistema.

Com a ameaça detectada, a humanidade, o planeta encontrou uma forma de recompor o equilíbrio a partir de medidas drásticas: as doenças. A pandemia é apenas uma delas (sim, talvez a mais impactante e a que tem ceifado vidas por tempo recorde e fica aqui meu abraço para quem teve alguma perda), mas é o sinal que a nossa Mãe Terra está emitindo para mudarmos e olharmos com mais atenção para esse equilíbrio tão necessário.

Poderia aqui citar estudos científicos e pesquisas acadêmicas para endossar minha opinião. O que mais importa neste momento é entender que vivemos o maior desafio da nossa geração. Ninguém tem dúvidas sobre isso. A pergunta que fica de toda isso é: o que vamos levar de aprendizado? Iremos passar por novos "alertas vermelhos" até entender que somos parte e que a Terra é a nossa casa e a casa de todos os seres vivos?

As notícias que citei logo no início desse texto trazem alento. Não precisa ser um estudioso para entender que a desaceleração da economia - consequência da pandemia - contribuiu para a diminuição da poluição do ar e melhorou significativamente a qualidade de vida nas cidades. A Mãe Terra quis "puxar a nossa orelha" e mostrar sabiamente que é preciso mudar nossos hábitos, reduzir a poluição, achar uma nova dinâmica industrial que traga mais que resultados para a humanidade, mas também para o planeta.

Não podemos nos abater pelo desânimo, nem ficarmos alheios a tudo. Que possamos ter resiliência para sairmos dessa mais atentos ao equilíbrio de todas as formas de vida. Esta é a minha mensagem para o Dia Mundial do Meio Ambiente: a Terra vai sobreviver e se curar! Tenho fé.


Fonte: JCNET, escrita por Patrícia Cândido